Autores

Alexandre Faria

Poeta, escritor e professor de literatura da UFJF. Autor de vários livros de poesia, como Lágrima palhaça, Venta não, I, isso mesmo, só a letra i, como em “eu” em inglês, oourodooutro, assim tudo jundo e Prenda-versos livres para crianças livres, ilustrado por German Perez.

Antonio Vava Cavalcante

Cientista Político, Autor e Artista, é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo (2017-2019), tendo sido Pesquisador bolsista do CNPq. Atualmente é Doutorando em Ciência Política pela mesma Universidade (2021-2023), sendo pesquisador bolsista pela CAPES (2021-2025). Possui Graduação em Letras pela UNESP, com habilitação em Língua Inglesa. Concluiu sua Graduação na University of Georgia (EUA). Sua pesquisa atual trata de Patrimônio Histórico e Cultural. Nas Artes, é representado pela CasaGaleria. Participa também de projetos Literários nacionais e internacionais.

Caio Camilo

Meu nome é Caio Camilo, nasci em 2005, não é muito tempo, eu sei, mas foi o tanto suficiente para ser capaz de ver o mundo de uma forma totalmente diferente do habitual. Fui apresentado bem jovem aos desenhos animados, e, inevitavelmente, tais me levaram a perceber a simplicidade das relações interpessoais e da nossa própria sociedade. A partir de então, tentei traduzir essa simplicidade em forma de desenhos, nos quais, linhas e rabiscos foram meu modo de fugir da própria realidade.

Carlos Freitas

Meu nome é Carlos. Lembro-me quando tinha 9 anos e sentia uma vontade de fazer algo que nem eu sabia o que era, lembro da saudade que eu sentia de alguém que não quero citar, e de me refugiar dentro da internet, dentro do meu mundinho, onde tudo era bom. E foi lá que eu aprendi a fazer coisas inúteis para ocupar a minha cabeça. E graças a tudo isso, hoje eu estou aqui, com 15 anos, trabalhando em um livro. A vida é estranha, né? diria que o que eu usei para esquecer os problemas seria algo útil no futuro, e que o meu tipo de arte ia ajudar a outros fazerem suas artes.

Cordeiro de Sá

Cordeiro de Sá (Campinas 1972) Arquiteto Urbanista e Jornalista, mediador de conflitos, MBA em Gestão de Projetos. Professor de Artes no Colégio FAAP. Já foi premiado como artista visual, animador, roteirista, quadrinista, bonequeiro e gestor social. Coordena e edita o selo de quadrinhos RPHQ. Participou de duas Bienais Internacionais de Arquitetura SP e do Animamundi e recebeu três indicações ao Troféu HQ Mix.

Dani Batalha

É hoteleira, nascida em Campo Grande, MS. Amante de literatura, se inspirou em biografias e obras de linguagem descontraída para escrever, em coautoria com Greiga Machado, o livro de crônicas “Precedentes”. Compor um título sempre esteve na lista de ambições da turismóloga, cujos momentos livres são regados a café, filmes e livros.

Danihell TW

Nasceu em Taboão da Serra (por ele chamada de Taboão das Trevas), é formado em Letras e atua como professor do estado de São Paulo. Publicou os livros Convite ao abismo (Multifoco, 2014), As Musas estão esmagadas no asfalto (Benfazeja, 2016), Cosmopeles (Plaquete independente, 2017), Tempos de penhasco (Patuá, 2018) e a plaquete X (Primata, 2018), Masmorra (Patuá, 2019), Poemas da peste (independente, 2020) e Selfportrait (Guismofews, 2022) e Campos Férteis (Patuá, 2022).

Danilo Yamamoto

Artista visual e designer, já expôs suas artes em Portugal e vários locais do Brasil. Sua inspiração converge principalmente de temas como o autoconhecimento e espiritualidade com personagens lúdicos e enigmáticos. Também desenvolve ilustrações exclusivas e customizadas para painéis, murais ou artes digitais.

Emanuel Curcino

Emanuel Curcino nasceu em 16 de fevereiro de 2012 e mora em Miracema do Tocantins. Aprendeu a desenhar desde muito pequeno. Ele ilustrou, junto com sua irmã Suzana Curcino, os livros “Os Animais” e “O Camaleão e a Bolha e Outros Poemas”, com poemas de Suzana. Emanuel sempre busca desenvolver sua criatividade por meio de leituras e desenhos.

Felipe Turner

Felipe Turner (Campo Grande – MS, 1992) é artista de múltiplas vertentes expressivas, dedica-se a produção literária, plástica e musical em formas integradas. Sua busca traz à superfície do olhar, através da composição plástica e poética, a dimensão de epifanias que fazem da arte uma vivência, tanto sensorial quanto espiritual e transcendente em si. Autor de Sinfonia do Caos (2016) e Caduceu (2019), sua poesia aborda como um caleidoscópio a pluralidade de óticas do mundo, tecendo entre o cósmico, caótico e místico novos prismas e reverberações.

Fernando Machado dos Santos

Meu nome é Fernando, tenho 14 anos, e, desde pequeno, o mundo literário sempre esteve de portas abertas a minha presença. Com uma mãe professora de Português, era condizente que este contato se desse tão cedo, seja por meio de livros ou saraus literários. Com influência familiar e alguns incentivos externos, a escrita sempre esteve à palma da mão, apenas esperando que a descobrisse por conta própria. Encontrei a poesia como uma saída, seja para a crítica ou às liras de amor que guardava no peito, um jeito de me salvar do meu eu interno.

German Perez

Nasceu em Londrina, PR, em 2006. Desenha desde os 7 anos e gosta de criar histórias para todos os desenhos que cria. Lançou a HQ Memento Mori - Jorbim e Joana em 2020 e ilustrou o livro Prenda de Alexandre Faria.

Grace Kelli Pereira

Natural de Ribeirão Preto, SP, sempre viu nas artes a motivação para a vida. É doutora em Química com pós-graduação em Jornalismo Científico, tem uma empresa de consultoria analítica e fundou a editora Guismofews, em 2015. Escreveu com a psicóloga Nila Mara Pereira a série infantil “Mister Uni e o Incrível Mundo Microscópico” e com Dani Batalha o divertido livro de crônicas “Precedentes”. Nas artes, é autora do ensaio fotográfico poético “É só um pinto” e da reflexiva fábula “A moça bonita e a menina que mora ao lado”, que foi traduzida para seis idiomas na Coleção Multilíngue.

Graziela Barduco

É escritora, atriz e mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. É autora dos livros "Na Rima da Menina" (Versejar), "Lutei Contra 100 Leões - Todos os 100 eram Jumentos" (Feminas), "A Menina e o Pé" (Guismofews), "O Sapinho e o Bumbum" (Historinhas pra Contar) e "Sutil Leveza - O que na alma pesou, em verso se libertou" (Edições e Publicações). Integra a Cia Cordiais, focada no público infantil, e participa dos coletivos Teodoras do Cordel e Mulherio das Letras, bem como é pesquisadora da cultura popular brasileira.

Jamilly Vitoria

Jamilly Vitoria Rodrigues Dias, esse é o meu nome (e não, eu não tenho um acento no "o" de Vitoria). Assim como a grande maioria da população brasileira, eu vim de uma família pobre, cujas possibilidades para um grande futuro são bem nulas, isso dependendo da sua cor de pele ou até mesmo da sua classe social. Pois bem, essa vai ser uma biografia diferente, cujo o objetivo não é adentrar sobre os acontecimentos da minha vida, ainda mais pelo fato de eu nem ter vivido ela direito (nasci em 2005). Então, vamos só falar sobre alguns fatos que têm haver com a nossa proposta. Eu aprendi a desenhar antes mesmo de aprender a escrever, mesmo que tenham sido diversos rabiscos, eu me sentia uma grande artista renomada do século 21. E que criança não se ilude por qualquer coisa, não é mesmo? Uso a arte para me esquecer dos problemas que parecem piorar quando você se torna um adolescente. É incrível pensar que faltam poucos anos para eu entrar em uma faculdade e olha só, meu primeiro empreendimento, um livro! Feito com o maior carinho possível e, incrivelmente, foi feito por adolescentes. Isso mesmo! As mesmas pessoas que sofrem problemas diariamente e os outros certamente ignoram porque sempre acham que é "só uma fase". Entretanto, se esse livro foi publicado, quer dizer que nós conseguimos e vamos ser inspiração para aqueles jovens que buscam coragem para seguir os seus sonhos, porque para seguirmos os nossos caminhos precisaremos sempre de alguém para nos dar como exemplo aquilo que já viveram.

Jaqueline Rabello

Nasceu em São Carlos, interior de São Paulo, em 1991. Desde muito pequena, lápis, cores e papéis faziam parte das brincadeiras. O prazer pelo desenho segue fazendo parte da sua vida, apesar do caminho ter feito uma leve curva para a psicanálise. Formada em psicologia, hoje atua na clínica psicanalítica profissionalmente, mas guarda, com amor, espaço e tempo para os citados lápis, cores e papéis.

Leila Menzel

Eu era uma garota sozinha

Vivia na minha

Tinha apenas 11 anos

Quando comecei a escrever

E comecei a me descobrir

E a me entender.

Sempre amei escrever

Porém, me descobri poetisa!

Aliás, me senti adorável

Quando fui reconhecida como artista.

Hoje, aos 15 anos,

Me sinto realizada

E muito amada

Fazendo a coisa certa.

Me sinto viva,

Me sinto slammer,

Me sinto artista,

Me sinto poeta.

Luyse Costa

Nasceu em João Pessoa, Paraíba. Desde 2012 trabalha na área editorial. Ilustrou vários livros infantis e tem quase cem capas feitas para diversas editoras. Em 2021, foi medalhista de bronze na categoria Design Editorial pelo Brasil Design Award, um dos maiores prêmios do país na área.

Maira Bastos dos Santos

Maira Bastos dos Santos nasceu em São Paulo em 1978. Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, quatro palavras a definem: mãe, professora, escritora e atriz amadora. Amante dos livros desde os cinco anos, a história que está em suas mãos é um relato “verdadeiro” (palavra dela) misturado com a imaginação que só as crianças conseguem entender.

Marcelo Firmino de Oliveira

Possui graduação e mestrado em Química pela FFCLRP-USP, bem como doutorado em Química pelo IQ-UNESP e pós-doutorado em Química Forense pela Florida International University. Atuou como Perito Criminal junto à Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, no período de 2002 a 2007. Atualmente, é docente, em regime de dedicação exclusiva, junto ao Departamento de Química da FFCLRP-USP. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica, atuando, principalmente, nos seguintes temas: química forense e eletrodos quimicamente modificados.

Michelle da Silva Santos

Psicóloga que descobriu sua paixão pela escrita ao contar histórias para sua filha. Ela tem memórias afetuosas de infância, passadas na casa do avô materno, onde ele contava histórias que ela adorava. Michelle acredita que a imaginação pode modificar realidades e incentiva as pessoas a perseguirem seus sonhos, mesmo quando parecem impossíveis. Para Michelle, contar histórias é uma forma de transformar o cotidiano em um espaço de liberdade e criatividade, permitindo que as pessoas se conectem com seus sonhos e imaginem novas possibilidades.

Núbia Maria

Meu nome é Núbia Maria, tenho 15 anos e sou uma das ilustradoras do livro. Eu gosto muito de desenhar, dançar e escrever. Desenho desde sempre e principalmente para pôr para fora o que estou sentindo, uma forma fácil de me expressar. Tenho um instagram “profissional” no qual posto os meus desenhos desde agosto de 2019 e também faço parte de um studio de dança, desde 2017, onde faço jazz.

Pâmela Danitza Lozano Carvalho

Nasceu em São Paulo e teve uma formação eclética, estudando em Lima, Peru, e em Tours, França. Durante sua formação superior, estudou Literatura Inglesa em Bracknell, Inglaterra. É formada em Relações Internacionais pela Universidade Anhembi-Morumbi e Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Promove eventos, é poetisa, compositora, artista e professora. Como anfitriã de eventos de arte e literatura, promoveu uma série de exposições de 2014 a 2019, onde novos artistas de São Paulo se apresentaram em festivais de música, noites de poesia, exposições de fotografia e desenho.

Renata Prado

Nasci e cresci em Ribeirão Preto e hoje moro em Cotia, SP. Sou arquiteta por formação, criativa de coração. Desde criança adoro desenhar. Foi uma grande alegria fazer parte do Projeto Escritores Mirins, onde pude realizar o desejo de ilustrar livros infantis. Sou muito grata por ter participado desse belíssimo projeto. É uma honra poder estar junto à muitos talentos infantis de todo o Brasil e contribuir para a divulgação desses novos e promissores escritores e escritoras. Admiro muito as novas gerações. Criançada maravilhosa, com sua leveza na alma, espontaneidade e alegria que expressam com muita autenticidade e sabedoria!

Roger Santana

Nascido em Goiânia, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), é um médico quase-poeta.

Suzana Curcino

Suzana Curcino nasceu em 10 de dezembro de 2009 e mora em Miracema do Tocantins. Desde pequena, usa sua criatividade e imaginação para desenhar, colorir e escrever. Aos 10 anos, participou de um concurso de ilustração, e seu desenho foi selecionado para fazer parte do livro "O Ickabog" da escritora J.K. Rowling. Suzana também é poeta, escrevendo poemas desde os 7 anos. Ela publicou dois livros: “Os animais” e “O Camaleão e a bolha e outros poemas”, nos quais foi ilustradora junto com seu irmão, Emanuel Curcino. Participou de concursos literários e teve contos e poemas publicados em antologias de escritores mirins. Além disso, Suzana participa de eventos em escolas e projetos literários, incentivando as crianças sobre a importância da leitura e da escrita.

Viviane Campos Itagaki

Nascida em SP na década de 80, mãe, esposa, psicóloga clínica CRP 06/163207. Pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUC-RS, Formação e coordenação de grupos em fenomenologia com Ari Rehfeld, concluinte do curso: O Cuidado Psicológico à Pessoa Autista - clínica humanista e fenomenológica com Gisella Fadda. Voluntária pela Academia de Polícia a atendimento psicológico a policiais. Coautora dos livros: A nuvem que chovia diferente e Infância em contos.

(11) 97574 0561
contato@guismofews.com.br

Logo Guimofews
Logo Guimofews
Rodapé
Rodapé